domingo, 22 de junho de 2014

Globo esbanja luxo e riqueza em O Rebu e faz cenário com 15 mil flores

A atriz Patrícia Pillar grava cena de O Rebu em frente às colunas da mansão de sua personagem 



Próxima novela das 23h da Globo, O Rebu quer virar sinônimo de luxo e riqueza na teledramaturgia. Apenas para compor um dos cenários centrais da trama, a Globo confeccionou 15 mil pequenas flores douradas de tecido. 

Quase toda ambientada em uma festa, a produção contará ainda com 2.000 taças de vidro, sofás ao ar livre forrados com veludo bordô e 20 tipos diferentes de comida, além de figurinos sofisticados e locações em Buenos Aires e Rio de Janeiro.

As 15 mil flores vão forrar uma parede da mansão onde ocorrerá a festa. Chamado de "sala das flores", o cenário foi assumidamente inspirado no "mundo da moda e as superproduções de seus desfiles temáticos", segundo a Globo. 

Mais especificamente no desfile promovido em 2 de julho de 2012 pela Dior, em Paris, quando a grife forrou cinco ambientes de uma mansão com 1 milhão de flores naturais, em um trabalho de montagem que consumiu quatro dias.

Escrita por George Moura e dirigida por José Maria Villarim, a mesma dupla da minissérie Amores Roubados, O Rebu tem estreia prevista para 14 de julho. Baseada no original de Bráulio Pedroso, transmitida pela primeira vez em 1974, o remake terá uma estrutura narrativa ousada (assim como o original), em três tempos: uma festa, uma investigação policial e flashbacks. 

Os três tempos se desenrolarão simultaneamente durante os 37 capítulos. Durante a festa na mansão da empresária Angela Mahler (Patrícia Pillar), acontece um "rebu": um corpo é encontrado boiando na piscina, e todos os presentes passam a ser suspeitos. 

A maior parte da história se desenvolverá durante a festa. 

Como há menos figurinos e poucos cenários, a Globo caprichou nos detalhes e no acabamento. A anfitriã, Angela Mahler, usará um vestido feito em veludo preto azulado, para dar um "ar de monarquia" e "transmitir exclusividade". 

Ela dará a festa para comemorar a conquista de um empreendimento vultoso (uma plataforma de petróleo) com o parceiro de negócios Carlos Braga (Tony Ramos).

A  casa de Angela Mahler será uma junção de diferentes lugares. A área externa foi emprestada do palácio Sans Souci, em Buenos Aires, onde todo o elenco gravou durante mais de um mês. 

O lugar, segundo o conceito da novela, "traduz poder e elegância", com uma fachada monumental, com pilastras imponentes e pé direito altíssimo. Em estúdio, no Rio de Janeiro, foi reproduzida a "sala das flores", onde Angela recebe seus convidados, e o salão principal, onde ocorre a festa. Ele ocupa um cenário de 620 metros quadrados, uma área gigantesca para o padrão das telenovelas.
Modelo no desfile da Dior, que utilizou paredes de flores e influenciou equipe de O Rebu

Para evitar desgastes com o monta-e-desmonta, o cenário ficará intocável durante todo o período de gravação. "A cenografia se preocupou muito com a continuidade, já que temos cenas começando na externa, entrando no estúdio e depois saindo para a externa de novo. Esse projeto exige uma cenografia muito bem acabada", diz Fábio Rangel, que assina a cenografia ao lado de Alexandre Gomes.

Para reforçar o "conceito de riqueza", a cenografia de O Rebu investiu em veludo vermelho bordô para forrar os sofás e as otomanas (poltronas sem encosto) que ficam expostas na galeria de arte a céu aberto da mansão. "O veludo transmite essa ideia de riqueza, pelo brilho e textura", explica Rangel.

Cuidados foram tomados com a comida, todas refinadas (e reproduzidas às centenas, porque as gravações atravessam semanas). Na festa, será servida uma musse de maracujá em forma de coração com caviar dentro de uma caixinha, como se fosse uma joia. 

Por DANIEL CASTRO, em 22/06/2014 · Atualizado às 07h05

Nenhum comentário:

Postar um comentário